Plágio na Internet

10:30

Salve, salve gatos e gatas!

Hoje vou falar de uma coisa que atrapalha muito os web designers, o famoso control C/Control V, ou o famoso plágio de sites na internet!

Cada vez mais profissionais que se engajam em desenvolver seus textos e layouts, passam pelo constrangimento de ter seus projetos copiados pelos "sobrinhos" que se acham webdesigners.

A foto abaixo mostra um projeto que foi desenvolvido no ano de 2009 pela Gata e o Mouse e a outra (em azul) mostra o site que o próprio cliente mandou "alguém" (não citaremos o nome da empresa) copiar.








Nesse caso a empresa plagiadora, usou o layout e mudou as cores do site, mas manteve todo o conteúdo escrito. Em muitos casos o site é copiado inteiramente, não se dando o trabalho nem de alterar os códigos e o selo do site.

Percebo que isso é muito usado por empresarios (se é que podem ser chamados assim)que não tem carinho com sua marca e visam economia financeira. O bom empresario que contrata uma empresa para desenvolver o seu site e sua identidade visual, e que quer ver sua empresa crescendo em meios web, sabe bem que esse tipo de trabalho pode ser o barato que sai caro.

Se engana o webdesign ou dono de site que pensa que é dificil descobrir a clonagem de um site. Há no mercado muitas ferramentas que a judam o bom profissional nisso. Cópias de layout, fotos, imagem e textos, tudo pode ser rastreado.

Dentre muitas segue abaixo algumas das punições previstas:

- Se sua empresa tem um site plagiado ela pode responder judicialmente por isso em instancia criminal por plágio e civel por perdas e danos;
- Seu site pode ser punido pelo google porque não permite a indexação de dois sites com mesmo conteúdo, quando pego os dois sites perdem o direito de aparecer na busca orgânica;
- Toda campanha que vc estiver fazendo para seu site pode estar sendo direcionada para o dono do site plágiado. Ele também pode estar recebendo todo o link juice que poderiam estar sendo direcionados para seu site melhorando e que melhoraria o seu ranqueamento em SEO.
- E por ultimo se você é o web design vai perder pontos com o cliente e passar vergonha nas redes sociais dentre seus colegas..rs..

Moral da história... nada como fazer um trabalho bonito e se orgulhar do que fez, tendo a certeza de que foi feito por você!

Beijo a todos!

You Might Also Like

0 comentários