Dicas para o sucesso do seu site

10:59


Um bom site pode se tornar a principal vitrine do seu negócio – basta ver quais são os caminhos que os usuários percorrem para buscar informações atualmente. Pense quando foi a última vez que você recorreu a um catálogo telefônico para encontrar um serviço ou endereço. Muitas dessas atividades, que há apenas alguns anos eram realizadas em outros meios, hoje estão concentradas na internet

Mas isso não significa que os internautas cheguem lá sozinhos. Em um universo tão competitivo como o digital, não basta criar uma página na web e esperar pelo retorno. De acordo com números da Netcraft, há mais de 550 milhões de sites em todo o mundo, dos quais 300 milhões foram criados em 2011. Assim, uma vez que a sua página estiver online, chega a hora de garantir que usuários interessados em seu negócio consigam encontrá-la na web. 


E como fazer isso? Os buscadores são uma excelente porta de entrada. É por meio das ferramentas de busca que as pessoas procuram produtos e serviços. Por isso, ter presença nesses canais é um fator decisivo para atrair visitas ao site. A seguir, compartilho alguns conselhos que podem melhorar o desempenho e a visibilidade de sua página: 


1. Adicione sua página ao índice do Google. Entre na ferramenta de adicionar URLs e digite o endereço do seu site. Você deve incluir a URL completa, inclusive o prefixo http://. É muito provável que sua página apareça no Google sem ter de carregá-la no índice, uma vez que ela passa a ser agregada a partir do momento que estiver vinculada a outros sites. De todo modo, nunca é demais adicioná-la manualmente. 


2. Obtenha links para o seu site em outros sites. Isso fará com que sua página apareça mais bem posicionada nos resultados da pesquisa. O Google tem um PageRank que atribui a cada página uma pontuação baseada na quantidade e qualidade dos demais sites ligados a ela. É importante incluir seu site em diretórios de empresas, guias de serviços e também nos sites de seus fornecedores. Observe que o Google trabalha duro para detectar links fraudulentos, por isso, é essencial que os links para a sua página venham de sites de qualidade. 


3. Certifique-se de que o conteúdo do site descreve seu produto com precisão. Defina categorias em seu site e crie uma seção para cada uma delas - por exemplo: contatos, produtos etc. Verifique se as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio que os usuários podem buscar estão incluídas no conteúdo do site. Por exemplo, se você oferece serviço de instalação de cortinas em Curitiba, pode incluir "instalação", "serviço", "cortinas", "Curitiba", e também as marcas com as quais trabalha. 


4. Evite incorporar texto às imagens. Esse é um erro muito comum. Por exemplo, para nomear uma seção, o mesmo empresário pode usar uma imagem que diz: "Serviço de instalação de cortinas". Mas, ao usar o conteúdo como imagem, as palavras não serão interpretadas pelo Google. É fundamental, portanto, que todo conteúdo importante esteja em formato de texto. Além disso, ao incluir fotografias (de um produto, por exemplo), é preciso acrescentar também uma breve descrição da imagem para o que o buscador a reconheça e classifique. 


5. Atualize seu conteúdo regularmente. A melhor maneira de garantir que os usuários acessem sua página e outros sites direcionem links para ela é oferecer conteúdo atualizado, útil e de qualidade. Se você tem um catálogo de produtos ou serviços, pode renová-lo periodicamente para incluir ofertas ou novidades. Outra boa opção pode ser incluir um blog no site para divulgar notícias de seu negócio ou da indústria. 


6. Divulgue seu site para os parceiros. Seus próprios fornecedores, clientes e sócios podem ser um bom canal para divulgar o site e atrair novas visitas. Ao lançar uma página na web ou quando fizer uma atualização, você pode enviar um e-mail à sua lista de contatos com o link. É provável que eles também tenham um site e possam agregar um link para o seu, o que ajudará a melhorar o seu ranking no Google. 


7. Certifique-se de que sua página funciona. Nenhum usuário se sente confortável ao clicar em uma parte do site que não funciona ou receber a mensagem "Página não encontrada". Verifique que tudo em seu site esteja otimizado e funcione. Cuide também para que a página possa ser visualizada nos diferentes navegadores existentes no mercado e, inclusive, em smartphones e tablets. 


Há muitas dicas e métodos para fazer com que um site tenha sucesso e atraia mais visitantes. O segredo é lembrar qual o seu objetivo de negócio e tentar gerar conteúdo que seja do interesse de potenciais clientes. É também essencial garantir que a página funcione de maneira otimizada e esteja sempre atualizada. Lembre-se de que um site precisa ser dinâmico – não pense nele como uma espécie de catálogo online. O mundo da web muda a todo momento, e manter uma página adaptada ao comportamento dos consumidores sem dúvida vai gerar excelentes resultados. 

You Might Also Like

0 comentários