Criar conteúdo para marcas é algo que precisa seguir alguns passos, que eu gosto de chamar de “ingredientes” de uma grande receita que nunca termina. Um dia desses encontrei uma lista deles no Content Marketing Institute, em um texto brilhante do Joe Pulizzi.
No texto, ele traz os cinco de acordo com as características imprescindíveis para que o conteúdo traga mais resultado. Vamos começar?
1. Tempo real: O seu conteúdo tira vantagem dos assuntos que são tendência e relevantes? Manter-se preocupado em saber quais são os assuntos mais relevantes do seu segmento e explorá-los conforme eles acontecem é sempre uma boa ideia. Contudo, avalie se isso está relacionado aos valores da empresa e se cabe na linha editorial e tom de mensagem.
2. Baseado em fatos reais: Independente do ponto de vista que você quer expressar, o conteúdo que você desenvolve deve ser baseado em um fato. É neste ponto que as habilidades jornalísticas vêm em apoio do redator. É preciso checar, verificar, averiguar e checar mais uma vez a veracidade dos fatos. Nunca passe uma informação à diante se você não estiver 100% certo de que está tudo correto. A sua audiência não costuma perdoar erros com facilidade. Portanto, não os cometa – preserve sua credibilidade.
3. Visual: No final de 2011 a plataforma de marketing de conteúdo Skyword fez uma análise de todos os seus posts já publicados em seu blog. Os posts que incluíam imagens tiveram uma performance 94% superior em relação aos que não tinham imagens, todos dentro da mesma categoria.
4. Eficiência: Conseguir distribuir tarefas entre os membros da sua equipe de conteúdo é a garantia de que você pode ganhar muito mais velocidade. Se você consegue delegar essas tarefas, dê um papel a cada pessoa: estratégia, gestão de conteúdo diário, revisão, SEO e metadados para buscadores. Seus resultados serão muito melhores em muito menos tempo.
5. Selecionado: Curadoria nada mais é do que o ato de organizar e compartilhar o melhor e mais relevante dos conteúdos sobre um assunto em vez de limitar as suas escolhas a sempre criar o seu próprio conteúdo. Até mesmo grandes empresas de mídia como o The Huffington Post, Gawker Media e Mashable fazem isso – por que você não pensaria em prestigiar outros produtores de conteúdo: Pense no seu trabalho como o de um curador de museu – encontre o que há de melhor no mundo dentro do seu nicho! Lembre-se: bom conteúdo atrai boa audiência.
by  on   18:39 em idéia de marketing