A importância das redes sociais para um posicionamento de marca

15:41


Coca Cola Marca LogoVocê já ouviu falar que, daqui a pouco tempo, os jornais e revistas deixarão de existir para dar espaço apenas para a mídia online? Eu já ouvi falar muito sobre isso, porém, penso de maneira diferente. Acredito que o mundo online veio como complemento.
Isso também se aplica ao marketing. O marketing online está em alta e ele veio para somar ao marketing tradicional, dando mais valor e posicionamento de mercado para as marcas.
Numa época em quem “perguntar para o Google” é muito mais comum do que correr para as listas amarelas, trabalhar com marketing online é essencial para uma marca.
Devido ao grande crescimento do número de usuários, atualmente, o marketing online está em bastante evidência pelo uso das redes sociais como ferramenta de marketing.
As redes sociais são de comunicação que acontecem em plataformas online e permitem que os usuários troquem conteúdos, interajam e criem “comunidades” de assuntos de interesses comuns.
Para ter um bom posicionamento de marca, o uso de redes sociais pode ser bem vantajoso. Com um perfil em uma dessas redes, a marca pode (e deve) criar um relacionamento com os seus consumidores. E vale lembrar que uma boa relação é peça chave para que uma venda seja efetuada e para o processo de fidelização do cliente.
Outro detalhe interessante é que, mesmo sem querer, a marca está presente nas redes sociais. Seja por uma reclamação, um elogio, uma sátira. Aliás, sabe-se que hoje uma publicação de descontentamento é muito mais poderosa do que uma visita ao Procon.
Então, vale a pena enfatizar: é importante criar uma amizade com o seu público. E essa relação tem que ser de amizade e carinho. Esqueça as formalidades! Você deve usar a linguagem que seu público utiliza. Lembre-se também que o usuário de redes sociais quer tudo em tempo real, então, tente interagir com ele o mais rápido possível. Se ele fizer uma pergunta, tente responder o quanto antes. Assim você ganha ainda mais pontos com o seu “seguidor”.
Destaco também mais duas outras grandes vantagens das redes sociais: a possibilidade de mensurar o número de público atingido e o nivelamento de marcas – a marca líder pode concorrer de igual para igual com a marca que recém chegou ao mercado.

Não resta dúvidas de que as redes sociais são importantes para o posicionamento de uma marca. As possibilidades são amplas de acordo com cada uma dessas redes. O que falei aqui foi apenas um resumo.
Mas, antes de sair criando conta em todas as redes sociais, é preciso fazer um bom planejamento, respondendo a perguntas como: Qual o meu objetivo? Qual o meu público? O que tenho para oferecer? Quais os diferenciais do meu produto/serviço? Porque uma coisa é certa: não adianta estar em todas as redes sociais sem ter um objetivo para atingir.
Compartilhe agora!

You Might Also Like

0 comentários