Marcas que foram remodeladas em 2013

21:47

Em 2013 eu reformei o logotipo da Gata e o mouse, acontece que não fui a única a fazer isso.
Recentemente a revista Exame divulgou uma lista com 20 empresas que mudaram suas identidades visuais. Uma grande parte dessas companhias é do setor tecnológico, como Firefox, Yahoo e Facebook. Estamos em outubro, mas 2013 já é um ano repleto de redesigns de logos. As reformulações podem ser apenas pequenos ajustes, a fim de seguir tendências que eliminam efeitos de sombras, por exemplo (o tal flat design), ou mudanças radicais como é o caso da American Airlines. Vale a pena conferir abaixo o antes e depois das marcas.


A Gata e o Mouse



Antes



Depois




Eu precisava de um simbolo forte e por isso criei o G estilizado que pode ser usado sozinho ou em companhia do nome da empresa, que também ganhou um posicionamento todo moderninho.

Yahoo

size_590_yahoo_editado-1
A primeira mudança em 18 anos foi cercada de mistérios, inclusive uma contagem regressiva que durou 30 dias e em cada um deles apresentava uma proposta diferente. As reações dos internautas foram, em sua grande maioria, negativas.

Nivea

size_590_Logotipos_antigo_e_novo_da_Nivea
A Nivea promoveu um redesign global, unificando a marca e embalagem em janeiro deste ano. A tradicional latinha azul serviu de inspiração para a nova marca (veja post do Choco aqui).

Bing

size_590_bing_editado-1
A Microsoft também mudou a aparência de suas marcas.  Há pouco tempo o buscador Bing transformou radicalmente seu logo. Nós aqui do Choco já redigimos um artigo sobre o redesign.

Facebook

size_590_face
Em abril, a marca do Facebook passou por pequenas reestruturações. O símbolo, agora mais limpo, perdeu a faixa azul inferior e a haste da letra F chega até o fim do box azul.

Instagram

size_590_instagram
O Instagram também promoveu pequenos ajustes tipográficos. Segundo Mackey Saturday, designer responsável pelo redesign, “A meta era ter um estilo mais refinado e duradouro, sem abandonar a nostalgia”.

Youtube

size_590_youtube_editado-1
O Youtube ainda não abandonou o logo antigo, mas já apresentou um novo ícone e tipografia em updates dos apps para smartphones e em páginas oficiais do site em redes sociais.

Motorola

size_590_morotola_editado-1
Com a aquisição da Motorola, o Google quis justamente dar uma repaginada na marca, que sofreu mudanças grandes. O espectro colorido ao redor do símbolo M faz analogia as cores do Google.

P&G

size_590_peg_editado-1
Anteriormente um logo tipográfico, a P&G decidiu resgatar o passado e acrescentou uma lua crescente ao fundo, símbolo presente em seu primeiro logo, de 1850.

Volskwagen

size_590_volks_editado-1
A Volskwagen adicionou um efeito cromado a sua marca e alguns traços de sombra e luz para criar um aspecto mais hiperrealista.

Firefox

size_590_firefox_editado-1
O Firefox decidiu “limpar” seu logo anterior e apresentou uma nova marca com efeitos mais suavizados, tanto na raposa quanto no globo terrestre. O excesso de detalhes foi removido para dar mais clareza em telas de resolução inferior.

American Airlines

size_590_american_editado-1
O projeto original, assinado pelo famoso designer italiano Massimo Vignelli foi aposentado para dar lugar a uma marca mais simplificada, de símbolo dúbio (aparenta ser uma águia estilizada e também uma asa de avião), mantendo as cores patrióticas.

BRF

size_590_Logotipos_antigo_e_novo_da_BRF
Este ano a  Brasil Foods anunciou que a marca seria conhecida apenas pela sigla BRF e como parte deste posicionamento, decidiu reformular sua identidade visual. Segundo a companhia foram dois anos de pesquisa e o símbolo adotado é um globo que “ faz alusão à diversidade cultural, social, racial e territorial (também já escrevemos sobre issoaqui no blog, dá uma conferida!).

Livestrong

size_590_livestrong_editado-1
Como já era esperado, a reformulação da marca da entidade Livestrong procurou desvincular o nome do atleta Lance Armstrong após os escândalos que o atleta se envolveu.

Billboard

size_590_billboard_editado-1
Em janeiro a revista Billboard decidiu renovar o projeto gráfico e com isso também a sua marca. Agora o logo é representado somente em caixa baixa e ganhou traços mais grossos, como uma versão black da tipografia.

Chery

size_590_chery_editado-1
Numa estratégia de driblar a crise financeira, a Chery anunciou um novo business strategy e com ele reformulou a sua marca.

Banco Pan

size_590_Logotipos_antigo_e_novo_do_Banco_Pan
O Banco Panamericano anunciou mudanças em seu negócio em maio. O nome foi reduzido para somente Banco Pan e a marca, antes verde e amarelo, adotou a cor azul como exclusiva.

Brasil Pharma

size_590_brfarma_editado-1
A Brasil Pharma decidiu por uma grafia mais brasileira de seu nome, que antes era registrado com Z. O novo símbolo foi inspirado, segundo a rede, na rosa dos ventos, escolhida para representar a abrangência territorial da companhia, que atende o país inteiro.

Dako

size_590_Logotipos_antigo_e_novo_da_Dako
A Dako, fabricante de eletrodomésticos, decidiu investir numa mudança notável em seu logo. Deixou pra trás o vermelho e os efeitos de degradê e passou a usar uma tonalidade arroxeada; um símbolo de sorriso foi acrescentado a nova identidade visual que busca apresentar a empresa com um visual mais jovem e aproximá-la da nova geração de consumidores.

Duratex

size_590_Logotipos_antigo_e_novo_da_Duratex
A clássica marca de Duratex e seu rinoceronte sofreu uma grande reestruturação este ano. O animal foi retirado para dar lugar a um símbolo que aparenta ser uma gota (em alusão aos principais produtos da empresa, como pias e torneiras) ou uma folha, para salientar o compromisso socioambiental que a companhia procura sustentar.

Hooters

size_590_Logotipos_antigo_e_novo_da_Hooters
Em comemoração aos seus 30 anos, a rede de lanchonetes lançou uma nova marca. A tradicional coruja ganhou traços mais joviais e ilustrativos.

E ai gostaram?

Fonte: chocoladesign.com

You Might Also Like

0 comentários