A importância do logotipo e identidade visual personalizados para o seu negócio

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Não basta ter uma imagem que identifique a sua marca, ela tem que ser única.

O logotipo é a assinatura da sua empresa, é ele quem vai traduzir visualmente a personalidade da sua marca e gerar identificação com o seu público. Em um mercado concorrido como que nos encontramos, um logo bem feito faz com que o negócio ou produto se destaque dos demais e transmita profissionalismo e credibilidade.
Destacamos neste artigo a importância de um logotipo feito exclusivamente para sua empresa e algumas dicas para você se destacar da sua concorrência à partir de sua identidade visual. Confira:


A importância da identidade visual para uma empresa

Para muitos novos empreendedores, a falta inicial de capital faz com que a criação da identidade visual seja adiada até que cheguem mais alguns clientes. Isto pode atrapalhar o contato com novos clientes em potencial, caso você entregue um cartão de visitas sem logo e que não reflete nenhuma característica da marca, por exemplo.
É preciso ter em mente que ao abrir o negócio, deve-se procurar o caminho mais rápido para o sucesso dele. Nesse caso, o logotipo pode ajudar você nessa tarefa, pois ele contribui com a visibilidade e credibilidade da marca.
Muitas empresas optam por um logo informal, feito com base em ideias da internet, ou captados de sites de logotipos gratuitos. Isso é um erro grave pois mesmo pagando "barato" no seu logo, você vai usa-lo em cartões de visitas, no seu site, nos seus produtos e ai vai que um dia assim sem querer você vê uma outra empresa que teve a mesma ideia que você e usa o mesmo logo,ou algo muito parecido? Já pensou no problema??? Ai é que você vai perceber que o barato saiu caro e todo seu material publicitário, cartões, etiquetas, site, tudo terá que ser refeito com um novo logo. O trabalho que você teve para estruturar sua marca foi por água abaixo e você acabou fazendo propaganda para uma outra marca que usava o mesmo logotipo que o seu.
Ignorar a importância do logotipo personalizado pode trazer problemas para a sua empresa como:

 

Não conseguir o registro no INPI

O INPI é o órgão que regulariza marcas e patentes. Para registrar sua marca é feito uma pesquisa verificando se não existe dentro do seu ramo marca similar que use o nome ou a imagem do seu logo. Quando uma empresa lança no mercado serviços ou produtos diferenciados é importante que ela tenha uma marca própria e que use o "selo" que imprime essa marca pois assim as pessoas a identificarão e não poderão roubar suas idéias. Se seu logotipo não foi feito exclusivamente para você, ele não poderá ser registrado.

 

Impressão de instabilidade da marca

Caso você comece sua empresa com um logotipo e pouco tempo depois muda sua identidade novamente, acabará criando uma confusão na cabeça de seus clientes, fazendo-os achar que os logos são de negócios diferentes ou que o negócio mudou de dono. Usar desde o começo o logo certo poupa gastos desnecessários e trabalho desperdiçado.

 

Aparência de amadorismo que influencia na credibilidade

Se você usa materiais que não foram desenvolvidos por profissionais qualificados, especialmente para você, essa atitude poderá transparecer que você não é capaz de oferecer bons produtos, que sua empresa não é capaz de cumprir seus projetos com a qualidade necessária, ou que não investe no próprio negócio, causando desconfiança e perdendo a credibilidade. Muitos designers amadores usam imagens da internet, copiam logotipos existentes ou usam banco de imagens para suas criações, dessa forma é bastante comum ver o seu logotipo por ai com o nome de outra empresa caso você tenha optado por um profissional como esse.
Outro dia recebi o caso de um cliente que vendia produtos para pet, uma espécie de tapetes utilizado para colocar em baixo do comedouro. Um produto muito bem feito, com material diferenciado, transparecia muita qualidade, porém seu logotipo foi feito em casa, utilizando word, com uma letra bastante feia e não possuía sequer uma imagem que identificasse a empresa. Se essa empresa fizesse um cartão de visitas ( onde não vai o nome dos produtos que a empresa comercializa) nunca saberiam do que se tratava aquele logo. Se as pessoas não vissem o produto de imediato a imagem que criariam sobre eles era de mal feitos ou de qualidade duvidosa.
Quantas vezes você já quis conhecer um produto porque sua embalagem é linda ou desprezou um bom produto porque a embalagem o desvalorizava? Assim acontece quando sua identidade visual não é boa o suficiente para representar a qualidade do que você vende.

 

Crise de identidade

Se você não  conhece a real importância do logotipo ou cuida da sua identidade visual de forma desorganizada e distribui um cartão de visitas com uma aparência desleixada,  poderá causar uma crise de identidade para o seu negócio. Procure desenvolver uma identidade visual única desde o início e trabalhe a fixação da marca com o seu  público.

Erros graves que as empresas cometem com suas logos

O investimento em profissionais qualificados podem alterar (para melhor) toda a percepção dos clientes sobre uma marca. Neste caso, uma logo mal feita pode gerar o efeito contrário e criar um ruído na comunicação dos valores e dos produtos da empresa. Por isso separamos alguns erros graves que diversas empresas comentem na hora de produzir suas logos. Confira:

 

1. Má escolha de tipografia

Quando se trata de fazer uma logo, escolher uma boa tipografia é um dos pontos mais importantes para que a logo alcance o estado da arte. Um designer profissional tenta compreender o contexto em que a logo e o público alvo dos clientes está inserido para criar uma logo bonita, que chame a atenção e reflita os valores da sua empresa para esse público. Outro erro comum é abusar da variedade de tipografias deixando o logo co aspecto desorganizado.

 

2. Escolha de cores e formas que não são compatíveis com seu produto

Imagina fazer um logotipo para uma marca infantil usando a cor preta e figuras sombrias. Imagina fazer o logo de uma confeitaria com uma imagem que te lembre qualquer coisa, menos confeitaria. Pois um designer profissional estuda as cores que mais refletem a personalidade da sua marca e junto com você decide o que vai ser ideal para chamar atenção do seu público alvo não deixando de agradar o dono da empresa. Ele sabe fazer formas ideais para identificar o seu produto de forma agradável e marcante. Um designer gráfico profissional sempre identifica soluções que vão muito além de um "copiar e colar" feito por um designer amador.



3. Copiar logos de marcas famosas

Copiar pode parecer uma “sacada genial” para muitos designers mas para seu negócio é pura e exclusivamente falta de originalidade. Uma logo copiada não vai transmitir a identidade real da sua empresa e o máximo que ela pode fazer é lembrar seus clientes da grande marca que você copiou. Se você tiver sorte, o pior ainda pode acontecer: sua logo copiada se tornar uma piada viral na internet.

4. Não ter os arquivos certos

Quando seu logotipo é feito por um designer profissional, ele vai te entregar além da imagem do logo um manual de identidade visual que vai ensinar como esse logo deve ser usado. Ele vai lhe entregar também a imagem em vários formatos para que você consiga usar em qualquer tipo de aplicação.
É muito comum chegar até mim pessoas que usam logotipos copiados da internet, colocam num cartão de visitas e ele sai com uma boa imagem. Mas e se um dia você for fazer um evento e precisar do logotipo para um banner? Ou se quiser fazer um outdoor para mostrar seus produtos? A imagem de baixa resolução que foi pega na internet e usada para a impressão no seu cartão de visitas não vai servir para ser impressa num outdoor. A resolução e a qualidade de imagens tem que ser ideais para cada tipo de serviço.

Conclusão

 Pagar para seu “sobrinho” ou para o “estagiário da firma” pode parecer uma boa opção para minimizar os custos mas é um erro grave muito cometido por dezenas empreendedores brasileiros, principalmente aqueles que iniciam uma micro empresa. Vale lembrar que o foco de todo bom empreendedor é crescer e para que sua empresa cresça de forma firme é preciso que ela tenha ideias e material sólidos desde o início. Resumindo: Se você quer ter um negócio profissional, sua empresa precisa de uma logo e uma identidade visual profissional.

Existem algumas vantagens claras para empreendedores que entendem a  importância do logotipo e por isso investem em um designer profissional para fazer sua logo:

– Sua logo será única e memorável;
– Você poderá registrar sua marca nos órgãos competentes;
– Seus clientes verão sua empresa como profissional desde o início;
– A vida útil da sua logo será muito maior, você não precisará refazê-la por anos;
– Seu negócio vai ganhar credibilidade automaticamente.
– Seus produtos serão identificados automaticamente e ganharão valor diferenciado.

Agora que você viu a importância de um logo profissional para a sua empresa, venha cuidar da sua identidade visual com a A GATA E O MOUSE.



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