Porque é importante ter uma manutenção constante no site da sua empresa.

19:51



Hoje em dia 99% das empresas sejam elas grandes ou pequenas, querem ter sua marca na internet e para isso utilizam-se de sites, blogs e lojas virtuais. Muitas empresas porém,  esquecem que o site precisa ser cuidado e divulgado para que realmente possa dar os resultados esperados. As pessoas nem sempre pensam nisso e deixam de contratar a manutenção de sites o que acarreta em muitos casos, perca dos investimentos iniciais.

Por que as pessoas ainda relutam em contratar um profissional para fazer a manutenção de site?
Essa resposta varia de negócio para negócio, mas o mais comum é encontrar a desculpa de que o serviço envolve muito investimento. Existem também aqueles que desconhecem a importância da página institucional ou não sabem a quem recorrer para realizar o serviço, e a junção desses fatores já é o suficiente para levar os gestores a colocar o site em segundo plano.

Quais problemas meu site pode ter se eu não contratar o serviço de manutenção.
Os principais problemas em sites sem manutenção são:

Sites desatualizados;
Informações antigas, imagens de produtos que não existem mais, falta de imagens de novos produtos, esses são alguns itens que é essencial em um bom site e a manutenção cobre todas as funções necessárias para que isso fique em dia.

Sites que param de funcionar e o cliente não percebe:
“Não recebo nada do meu site a dias”, pode ser porque o seu formulário parou de funcionar. A manutenção de site há o serviço de acompanhamento que mostra ao webdesigner como está o funcionamento do site e assim é possível consertar todos os problemas antes mesmo que seu cliente perceba.

Páginas que não existem ( Erro 404):
É bastante comum que arquivos “sumam” das hospedagens, e quando isso acontece o cliente não encontra as informações que deveroam estar no seu site e partem para uma nova busca, deixando de contratar seus serviços.

Sites que caem na pontuação dos mecanismos de busca por problemas de funcionamento ou por estar desatualizados:
Os mecanismos de busca colocam sempre em primeiro lugar os sites bem feitos, os bem atualizados, com layouts que acompanhem a evolução dos navegadores. Se seu site não recebe atualização constante ele é deixado para trás perdendo posicionamento nas buscas orgânicas.

Perca de arquivos por não ter um backup atualizado:
Ter o site hospedado não é garantia de que ele vá ficar intacto. Seu site pode sofrer com ataques de hackers e ser excluído da hospedagem, por isso é importante ter backups sempre atualizados. A manutenção envolve esse serviço.

Desatualização de programação:
A internet muda todos os dias, recentemente vimos a passagem dos sites para layouts responsivos e sites que não foram ou não estão adequados perdem posicionamento nos sites de busca, além de incomodarem os clientes que utilizam celulares e tablets.

Um site em wordpress precisa de manutenção?
Sim! Apesar do site em wordpress poder ser atualizado pelo próprio cliente há alterações e cuidados que só um webdesigner pode fazer para você.

Considere, por exemplo, a tarefa rotineira de atualização de plataforma, tema e plugins. Apesar de parecer algo simples à primeira vista - afinal, para atualizar basta entrar no painel da plataforma e executar a atualização - essa tarefa também é importante para eliminar as vulnerabilidades de segurança do site, algo totalmente indispensável se você tem um e-commerce, por exemplo.

Para se ter uma ideia da delicadeza desse trabalho, um único plugin incompatível com o tema ou com a versão da plataforma pode derrubar o site da sua empresa ao ser atualizado. Um profissional especializado, portanto, vai checar a compatibilidade e garantir que tudo funcione corretamente, evitando transtornos e prejuízos para a empresa.

Posso contratar uma manutenção exporadica par meu site?
Sim! Mas iso pode não ser um bom negócio.

Fora dos planos mensais o valor é cobrado por hora e  você terá que pagar  um valor maior do que o pago no plano de manutenção. 

Outro fator importante é que quando acompanhado mensalmente sabe-se tudo o que acontece com esse site por meio de relatórios. O site que fica por um período sem manutenção não é acompanhado e por isso o webdesigner não sabe qual está sendo o seu desempenho na rede, tornando-se dificil encontrar soluções para problemas como a falta de visitas, problemas em SEO, etc.

A manutenção em sites vai além de corrigir problemas?
O website de uma empresa nunca é um projeto pronto: ele precisa estar sempre em desenvolvimento, sendo atualizado e melhorado para garantir os melhores resultados, e isso também faz parte da manutenção em sites.

Contar com uma empresa especializada para essa tarefa irá auxiliar a sua equipe a mensurar os resultados do site e a dimensionar corretamente a necessidade de upgrade no servidor, na banda e em outros pontos para melhorar a experiência do usuário.

E não se engane: o usuário consegue identificar a diferença entre uma página profissional e uma solução interna. Por isso, não hesite em entrar em contato com uma empresa especializada! Você poderá conversar sobre as necessidades do seu negócio e encontrar um valor de investimento que faça sentido para ele.

Baseado no texto do blog retinaweb.com.br

You Might Also Like

0 comentários